faça sua pesquisa aqui.

Pesquisa personalizada

sábado, 19 de março de 2011

10 mitos derrubados sobre a carne





1 - A mortadela nacional NÃO é feita com carne de cavalo. Pelo menos, a consumida pelo brasileiro não é, isso é mito!
 2 - A carne vermelha oferece proteínas que são essenciais à vida e a falta dela faz com que nosso corpo tenha envelhecimento precoce e produção reduzida de anticorpos, além do ferro as carnes são as principais fontes de vitamina B12 essencial na proteção contra as anemias.
 3 - A carne de porco não provoca homossexualidade. É uma falsa informação divulgada no site da Organização Muçulmana Ahmadiyya. É mito infundado.
 
4 - A carne de peixe cru pode transmitir a Difilobotríase. Causada pela Tênia do Peixe. A carne crua também pode propiciar outros tipos de doenças, como, por exemplo, a infecção por salmonelas (que causa diarréia e intoxicação alimentar), vermes, protozoários, dentre outras.
5 - A carne de avestruz é a melhor para quem se preocupa com a saúde, mas não quer deixar a boa e velha carne vermelha. Excelente fonte de proteína animal, seus valores médios são de 21%, praticamente os mesmos de cortes bovinos. Porém, na carne do avestruz, destacam-se os teores de creatina, aminoácido regulador do metabolismo energético do coração, e a quantidade de carnitina, aminoácido responsável pelo metabolismo intracelular da gordura, transformando-a em energia. Também, a quantidade de colesterol encontrada na carne de avestruz é uma das menores, se comparada com os outros tipos de carne, seja vermelha ou branca.
 
6 - O abate dos animais ocorre, como no caso dos bovinos, de forma indolor, com pistola de ar (pistola pneumática de penetração com injeção de ar). As pistolas pneumáticas de penetração produzem uma grave laceração encefálica promovendo inconsciência rápida do animal e pode ser considerado um método eficiente de abate de bovinos (ROÇA, 1999).
 7 - A carne de cavalo é consumido por toda Europa e em países asiáticos, principalmente no Japão. Sendo o Brasil um dos principais produtores e exportadores desse tipo de carne. Em um noticiário japonês, soube-se recente que em função das restrições à exploração pesqueira, em especial do atum, tem se elevado o consumo de sushi feito com carne de cavalo. A aceitação desta nova versão do sushi, macia e fácil de se mastigar, fez com que o sushi de carne de cavalo obtivesse preços mais elevados do que o tradicional a base de peixe. 

8 - Se pode ingerir carne de porco após fazer tatuagem. A carne de porco não possui relação algum com a tatuagem na pele, logo, pode ser ingerida normalmente desde que preparada corretamente.

9 - O consumo da carne de animais de criação livre é o ideal, já que são criados em vastos pastos abertos, criados nesse meio não recebem os hormônios para acelerar o crescimento ou comem ração que possuam agentes químicos potencialmente toxicos. Recebem no máximo vacinas, que não representam perigo nenhuma a saúde humana.
 10 - A carne de porco não é mais nem menos saudável que a carne de frango, hoje em dia a carne de porco se tornou mais saudável. Em relação aos hormônios nos frangos, segundo pesquisadores da Embrapa, o maior ganho de peso e eficiência das aves é devido ao somatório dos resultados de 40 anos de pesquisas em seleção genética, determinação de 3 exigências nutricionais e balanceamento de cada nutriente e energia das dietas, ambiência adequada com controles de temperatura, umidade do ar e ventilação das instalações.

Nenhum comentário:

Postar um comentário